terça-feira, 16 de junho de 2009


Pteridófitas - As Samambaias
São exemplos de pteridófitas as samambaias, avencas, xaxins, fetos, lycopodium e selaginella. São os primeiros vegetais vasculares. Seus vasos condutores possibilitam o transporte rápido de água e sais minerais das raízes para as folhas e de seiva elaborada das folhas para as demais partes da planta. Foram também as primeiras plantas a apresentar tecidos de sustentação. Estas inovações permitiram que essas plantas atingissem grande porte e se mantivessem eretas.

Nas pteridófitas as plantas perenes contendo raízes, caules e folhas correspondem ao esporófito. Estas plantas desenvolvem pequenas estruturas circulares distribuídas regularmente pela margem da superfície inferior das folhas. Estas estruturas correspondem aos soros, que contém esporângios, estruturas produtoras de esporos. Quando maduros, os esporos são liberados e levados pelo vento, que ao caírem no solo germinam dando origem aos protálos que constituem os gametófitos, geralmente monóicos.

O protalo mede apenas cerca de 1 cm e tem vida autônoma. Ele possui anterídeo e arquegônios, estruturas produtoras de gametas masculino e feminino, respectivamente.

Quando chove, o protalo fica coberto pela água, o que possibilita a fecundação, uma vez que os anterozóides (gametas masculinos) flagelados devem nadar ativamente até a oosfera (gameta feminino). O embrião formado após a fecundação desenvolve-se, dando origem a um esporófito, se desenvolverá numa nova samambaia.