segunda-feira, 13 de julho de 2009




Samambaia-paulista (Nephrolepis pectinata)


Planta perene da família das Davalliaceae , Pteridophyta nativa do Chile, México, Japão e Nova Zelândia. As samambaias paulistas são muito rústicas e podem ser plantadas diretamente no solo, à meia-sombra. Com cerca de 40 cm de altura, e sua folhagem quase ereta, são plantas muito indicadas para forrações e para planta de corte compondo lindos buquês com flores.É resistente ao frio e muito vigorosa, tornando-se planta invasora em muitos casos. Como as outras samambaias, aprecia a umidade e o calor.




Samambaia-prata (Pteris cretica)



Planta perene da família das Pteridaceae, Pteridophyta nativa da América Tropical . Esta samambaia possue folhagem vistosa e delicada. Os folíolos são alongados em forma de lança, com bordas lisas, denteadas e ou onduladas. Uma das variedades mais apreciadas apresenta uma faixa central branca-prateada no centro dos pecíolos. É uma planta bastante adequada para ambientes internos bem iluminados, seja em vasos ou em jardins de inverno. Externamente pode ser cultivada em jardineiras, canteiros e vãos entre muros ou paredes preparadas para receber epífitas. Como a maioria das samambais devem ser cultivadas a meia-sombra ou sombra. É bastante exigente em matéria orgânica e irrigação. Não é tolerante o frio e as geadas. Pode ser multiplicada divisão de touceiras.

Renda Portuguesa (Davalia fejeensis)

Planta perene da família das Davalliaceae , Pteridophyta nativa das Ilhas Fiji e Austrália. As folhas (frondes) da renda portuguesa são muito interessantes: apresentam grande detalhamento nas suas subdivisões e recortes, tornando-a uma planta de textura muito particular e bela. Suas folhas tornam-se amareladas e caem no inverno. Pode ser cultivada em vasos e jardineiras com substrato rico em matéria orgânica, sempre à meia sombra. Além disso tem a possibilidade de ser plantada na vertical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário